O InPETU hub recebeu, no âmbito da Rota da Inovação de Florianópolis, duas importantes pesquisadoras da área de inovação no setor público e governo digital: Dayse Karenine de Oliveira Carneiro e Nathália de Melo Santos. A visita integrou uma agenda estratégica de reconhecimento do ecossistema de inovação da capital catarinense, fortalecendo conexões entre a academia, o governo e ambientes promotores de inovação.

Dayse Karenine de Oliveira Carneiro é doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), com período de internacionalização na Universidad Autónoma de Madrid, e possui mestrado em Administração Pública pela mesma instituição. Atualmente, atua como Coordenadora de Inovação e Estudos na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além de ser professora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Sua trajetória é marcada por estudos e publicações sobre inovação no setor público, com foco em governança, políticas públicas e transformação institucional.

Já Nathália de Melo Santos é professora no Instituto Federal de Brasília (IFB), graduada e mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Administração pela UnB. Desenvolve pesquisas nas áreas de inovação no setor público e governo digital, coordenando projetos de pesquisa e extensão vinculados a essas temáticas e contribuindo com publicações em periódicos nacionais e internacionais.

Na visita ao InPETU hub as pesquisadoras puderam conhecer o Sapiens Parque, por meio do diretor de inovação do parque, Fernando Bez e o InPETU Hub, pela gerente operacional Milena Teixeira. Foram apresentadas as iniciativas realizadas por ambos os ambientes de inovação que atuam de forma conectada para a promoção da inovação no parque.

Posteriormente, a docente Clarissa Stefani Teixeira apresentou o grupo VIA Estação Conhecimento, e puderam conhecer as soluções do Grupo VIA e suas metodologias desenvolvidas como mapeamento, análise e orquestração de ecossistemas de inovação, Programas de Inovação e Laboratórios de Inovação, bem como as experiências relacionadas aos habitats de inovação, living labs, ambientes de experimentação e processos colaborativos. A visita também abriu espaço para diálogos sobre possíveis sinergias entre as iniciativas desenvolvidas no âmbito federal e as práticas consolidadas pelo VIA.

A agenda fez parte de uma programação mais ampla de visitas técnicas em importantes ambientes do ecossistema local, a incubadora MIDITEC, o Sebrae, o CELTA, o Living Lab Florianópolis, a TXM Campeche, a ACATE CIA Primavera e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa imersão teve como objetivo proporcionar uma visão integrada sobre governança, políticas públicas de inovação e modelos de articulação entre diferentes atores.

A presença de Dayse e Nathália no InPETU hub e na realização da rota da inovação Florianópolis reforça a conexão entre pesquisa, políticas públicas e práticas inovadoras em território, contribuindo para o fortalecimento do diálogo interinstitucional e para a disseminação de boas práticas em inovação pública. Mais do que uma visita técnica, foi um momento de troca qualificada, construção de pontes e ampliação de perspectivas para o desenvolvimento de novas iniciativas colaborativas.